FORMAÇÃO PARA LÍDERES
À MEDIDA
Vivemos num mundo em rápida mudança, cheio de desafios. O contexto volátil, incerto e imprevisível à escala global, tem um impacto forte nas organizações e convida à adoção de uma nova consciência e a novas abordagens alinhadas com esses desafios e à ciência atual, que são igualmente oportunidades para transformar positivamente a sociedade, as organizações e os indivíduos. A liderança é o maior serviço à sociedade.
Cabe ao líder alinhar a sua organização para o sucesso atual e futuro, inspirando a sua equipa a níveis de desempenho mais elevados, assentes numa cultura ágil, vibrante, criativa, colaborativa e promotora felicidade e bem-estar integral, pois só assim conseguirá prosperar e atrair e reter os melhores talentos. O líder precisa de se adaptar constantemente, reinventando-se, com um forte sentido de propósito e uma clara missão pessoal. O líder deverá começar por si mesmo, uma mudança na sua consciência interior e no seu foco no dia a dia.
Nos meus programas de liderança e de coaching executivo, vejo muitas vezes o líder estar focado num conjunto de prioridades externas e procurar terminá-las com muito esforço. O sentimento de ser bem sucedido e ter feito tudo o que está mas suas expectativas e na dos outros, ou seja, ter percorrido toda a sua check list é satisfatório até um certo ponto, no entanto tem um efeito de pouca duração e superficial em si.
A jornada real do líder é feita através de um caminho pessoal vertical e de cura em que uma nova visão lhe permite compreender que a liderança é um processo que começa em si mesmo e com o desejo de ser mais real e autêntico vai abrir-se à partilha da vulnerabilidade e, assim, permitir uma maior ligação e diálogo aberto com os outros.
Na nossa abordagem, a intenção é despertar os líderes para uma visão mais ampla da liderança e de si mesmos neste processo que aparentemente é orientado exclusivamente para os outros e para as prioridades externas e para o sucesso. É necessário compreendermos a relação entre saúde interior do líder e liderança que exerce, compreendendo como o trauma afeta nossos comportamentos, decisões e relacionamentos no ambiente organizacional e como a cura do trauma libera todo o potencial e a transformação positiva de um líder. Assim, todos poderão ser aceites e crescer juntos.
Exemplos de cursos e workshops:
- Liderança de nível superior para os desafios do século XXI
- Gestão de equipas de alto desempenho com a liderança positiva
- A atitude do líder coach
- A arte de escutar em liderança
- A arte de comunicar para influenciar e ser compreendido
- A arte de fazer perguntas poderosas
- A arte de facilitar reuniões inspiradoras
- Motivação e liderança
FORMAÇÃO PARA COLABORADORES
À MEDIDA
A formação profissional é altamente aconselhada para todos os profissionais nas organizações por diversas razões que vão desde o aumento da satisfação e valorização profissional dos colaboradores até ao aumento da produtividade e dos resultados da organização.
Umas das áreas estratégicas é o contacto com os clientes e a comunicação dos colaboradores transmitindo ou não a imagem de elevado profissionalismo e excelência. Através da formação em qualidade em atendimento, comunicação assertiva e positiva, empatia e foco no cliente, para referir apenas algumas áreas core, os profissionais ficam melhor preparados para lidar com todos os tipos de clientes e estabelecer uma relação de confiança e pró-ativa com os clientes.
No âmbito comercial, é fundamental a formação em técnicas de vendas e a reciclagem das ferramentas que promovem uma maior confiança no profissional que gera resultados e parcerias diretamente com os clientes. Reciclar e aprofundar técnicas de vendas é essencial para um desempenho excelente e para a satisfação do profissional que tem mais ferramentas para brilhar e superar os seus objetivos.
Uma outra área fundamental para as empresas é a área da inteligência emocional, gestão de stress e prevenção do burnout, da resiliência e da auto liderança. A formação profissional ajuda os colaboradores a adquirirem um conjunto de ferramentas somáticas e mentais que os ajudam a lidar com emoções e adversidades, o desgaste da pressão e stress laboral e, assim, gerirem melhor o stress e prevenirem o burnout, um fator laboral que está a crescer no mundo das organizações e na sociedade e tem um impacto muito negativo ao nível da saúde da pessoa, ao nível económico e social.
Exemplos de cursos e workshops:
- Qualidade em atendimento/Atendimento de excelência
- Comunicação assertiva em equipa
- Trabalho em equipa e colaboração
- Técnicas de vendas
- Resiliência e proatividade
- Gestão de stress e prevenção do burnout
- Inteligência emocional e mindfulness
- Autoliderança e gestão de prioridades
- Gestão do tempo e da energia
- Gestão de conflitos
CONSULTORIA PARA A FELICIDADE
“Escolhe um trabalho que gostes e nunca mais vais trabalhar na tua vida” Confúcio
280 milhões de pessoas deprimidas segundo a organização mundial de saúde. Porque se passa isto? O que é afinal um vida feliz? E como o trabalho influencia a felicidade das pessoas.
Colaboradores felizes são 13% mais PRODUTIVOS (Estudo da Universidade de Oxford)
Estamos no limiar de grandes mudanças a nível global e precisamos cada vez mais de colaboradores capazes e que consigam responder a níveis mais elevados de dificuldade e exigência.
Revolução da psicologia positiva - deixa o lado negativo focado nos 4 Ds (dano, doença, disfunção e desordem) (-5 ao 0) e estuda o lado positivo dos seres humanos. (0 a 5), a felicidade e evolução positiva do ser humano e da humanidade.
“Identificar e cultivar as forças e virtudes e viver de acordo com o bem maior, leva à felicidade.” Aristóteles
Benefícios Felicidade Organizacional
- Trabalhadores mais felizes são mais produtivos (13%)
- Usam melhor o seu tempo
- Dispersam-se menos, estão mais focados e envolvidos na tarefa
- Tiram menos dias de baixa (-43% de absentismo, segundo o estudo da Happiness Works, 2021, um fator que leva ao gasto de milhões de euros anualmente pelas empresas)
- São mais criativos e inovadores a resolver problemas (+300%)
- São reconhecidos e valorizados por todos
- Ficam mais tempo na empresa – menos turnover e perda de talentos na empresa – até 73% a menos.
- Há mais lucro e maior lealdade dos clientes em empresas felizes
- Atraem mais talentos
- Menos stress e burnout e ficam menos doentes.
PESSOAS FELIZES = EQUIPAS FELIZES = EMPRESAS FELIZES
Projetos de consultoria
Começamos por medir a felicidade da sua empresa (com um instrumento validado cientificamente). Depois de analisados os resultados, é criado um plano adaptado às vossas necessidades e focado nestes tópicos principais:
- Criar uma cultura saudável e positiva
- desenvolver uma liderança orientada para as pessoas e o seu reconhecimento
- Criar políticas de RH que promovem a felicidade e a retenção e atração de talentos.
- Desempenho de excelência.